sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

"Fazei o que Ele vos disser" (Jo 2,5)

Neste domingo, a Igreja convida-nos a reflectirmos sobre o primeiro milagre de Jesus numas bodas de casamento (note-se que, o casamento é fundamental na obra da Redenção - a Bíblia começa e termina com este acto!), que se realizara em Caná da Galileia.

Com este episódio, a Nossa Mãe Maria Santíssima ensina-nos a orar de maneira mais adequada.

É extraordinário observar que Maria não dirige um verdadeiro pedido a Jesus, Seu amado Filho. Diz-lhe somente: "Eles já não têm vinho" (Jo 2, 3)!

Maria deixa tudo nas mãos do Senhor.

Não podemos perante Deus afirmar a nossa vontade e os nossos desejos, por muito importantes e razoáveis que nos possam parecer, mas colocá-los na Sua presença e deixar que seja Ele a decidir o que deve fazer.
Por exemplo, se quero/preciso adquirir um carro e se levo este pedido à oração íntima com Deus, não posso ser eu a definir o modelo, a cilindrada, a potência ou a cor... Tenho que deixar que seja Nosso Senhor a decidir estes pormenores! "Que grande coisa é saber-se nada diante de Deus" (S. Josemaría, Sulco), porque só Ele é o tudo!
Deus é Pai, que nos ama sem medida! O amor de Deus por nós é superabundante!

Perante este magnífico sinal de superabundância (representado na transformação da água em "...vinho bom..."), peço à Virgem Santíssima que, nos dê humildade e generosidade para sabermos sempre acolher a vontade de Deus com a máxima confiança (que o "nosso" FIAT após o Angelus seja concreto e nos inspire na nossa caminhada).

"Medita devagar nisto: é muito pouco o que se me pede, para o muito que se me dá".
(S. Josemaría, Sulco)

Sem comentários: