sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cristo disfarçado nos outros!

Após uma semana em que a Igreja nos convidou a conhecer importantes Santos (tais como S. Sebastião, Santa Inês e S. Vicente), encontrei um extracto no jornal "Cavaleiro da Imaculada" (Janeiro 2010), que nos fala da necessidade de harmonia nas relações sociais baseadas em Cristo, o qual passo a transcrever:

"Num mosteiro reinava o egoísmo. Os monges não eram amigos nem felizes.
O abade, muito preocupado com esta situação, interrogava-se acerca desta falta de vida santa. Não sabia que fazer para mudar a situação.
Um dia, decidiu ir pedir conselho a um santo homem, que lhe disse:
- Diga aos seus frades que um deles é Cristo disfarçado e ninguém sabe quem é.
Ao regressar ao mosteiro, o abade contou isso aos monges. E todos começaram a interrogar-se: «Quem será Cristo disfraçado? Será o porteiro? O cozinheiro?».
Como não sabiam qual deles era Cristo disfarçado, começaram a tratar-se uns aos outros com todo o respeito e amizade.
E foi assim que o ambiente do mosteiro mudou completamente.
Se cada um de nós tratasse os outros como trataria a Cristo, as relações humanas seriam certamente muito diferentes e todos seríamos mais felizes."

Somos continuamente desafiados a encontrar Cristo no coração das outras pessoas, principalmente das mais próximas, as que vivem em nosso redor, as da nossa família.

"És, entre os teus, alma de apóstolo, a pedra caída no lago. - Produz, com o teu exemplo e a tua palavra, um primeiro círculo...; e este, outro... e outro, e outro... Cada vez mais largo."
(São Josemaría)
Aceitemos, com a ajuda e o exemplo da Santíssima Virgem, este desafio para vivermos em harmonia com todos os nossos irmãos!

Sem comentários: