sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"CRIOU O HOMEM «UT OPERARETUR»"


“No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, a terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas. […] Depois, Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. […] Abençoando-os, Deus disse-lhes: «Crescei, multiplicai-vos, enchei e submetei a terra.» […] O SENHOR Deus levou o homem e colocou-o no jardim do Éden, para o cultivar e, também, para o guardar.”

(Gn 1, 1; 1, 26; 1, 28; 2, 15)

No princípio da criação, Deus criou a terra e o homem. E confiou a terra ao homem, para que este a dominasse e cultivasse.
Mas, como poderemos, no meio da azáfama diária, rezar?

No dia 2 de Outubro de 1928, Deus faz ver a São Josemaria Escrivá de Balaguer o que espera dele, e funda o Opus Dei.

O Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica, cuja missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias habituais são ocasião para um encontro com Deus, para o serviço aos outros e para melhorar a sociedade.

Assim, “O trabalho é caminho de santificação”.

Mas, repito, como poderemos, no meio da azáfama diária, no cumprimento das inúmeras actividades profissionais, enfim, durante as escassas 24 horas diárias, rezar?

Aqui ficam alguns ensinamentos a seguir:

“Pusemos os olhos no exemplo de Cristo, que passou quase toda a sua vida terrena trabalhando como artesão numa terra pequena. O trabalho não é apenas um dos mais altos valores humanos e um meio pelo qual os homens hão-de contribuir para o progresso da sociedade; é também um caminho de santificação. (...)” (“Temas Actuais do Cristianismo”, 24).

Ajuda muito relembra que Jesus Cristo, Deus Encarnado, passou a sua vida a servir e a trabalhar, ajudando São José, seu Pai putativo, na oficina.

Porque não começar o dia e, qualquer actividade que seja levada a cabo ao longo do dia, oferecendo a Deus tudo... O nosso descanso, o nosso trabalho, as dificuldades que sentimos, as vitórias que Ele nos proporciona...

Porque, no fim de contas, tudo é d'Ele... E tudo deve ser feito para Ele, "Criador do Céu e da Terra".

Sem comentários: