sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SANTOS ANJOS DA GUARDA

“«Os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de Meu Pai»

Meus irmãos: os anjos da guarda são os nossos amigos mais fiéis, porque estão connosco de dia, de noite, em todos os momentos e em todos os lugares; a fé ensina-nos que os temos sempre ao nosso lado. É isso que leva David a dizer: «Nenhum mal te acontecerá. [...] Ele deu ordens aos Seus anjos, para que te guardem em todos os teus caminhos» [Sl 91 (90), 10-11]. E, para demonstrar como são grandes os desvelos que têm connosco, o profeta diz que eles nos trazem nos braços, como uma mãe leva o seu filho. Ah! É que o bom Deus previu os perigos sem número aos quais seríamos expostos na terra, entre tantos inimigos que não procuram senão a nossa perdição. Sim, são os nossos anjos bons que nos consolam das nossas penas, que nos alertam quando o demónio nos vem tentar, que apresentam a Deus as nossas orações e todas as nossas boas acções, que nos assistem na hora da morte e apresentam as nossas almas ao juiz soberano. [...]

O trato dos anjos com os homens é tão frequente desde o princípio do mundo que a Sagrada Escritura se lhes refere a cada passo. [...] Quase todos os patriarcas e profetas foram por eles instruídos acerca da vontade do Senhor. Muitas vezes até vemos que Deus Se faz representar pelos anjos. Mas, dir-me-eis, se os víssemos teríamos muito mais confiança neles? Se isso fosse necessário para a salvação da nossa alma, o bom Deus tê-los-ia tornado visíveis. No entanto, isso não nos interessa, porque na nossa religião tudo conhecemos através da fé, para que as nossas acções sejam mais meritórias. [...]

Se quereis saber o número dos anjos, as suas funções, dir-vos-ei que são inúmeros: uns foram criados para honra de Jesus Cristo durante a Sua vida oculta, sofredora e gloriosa, ou para serem guardiães dos homens sem que, por isso, deixem de fruir da divina presença; outros dedicam-se à contemplação das perfeições de Deus, ou então velam pela nossa segurança e providenciam todos os meios necessários à nossa santificação. Embora o bom Deus seja auto-suficiente utiliza o ministério dos Seus anjos para governar o mundo.”

Comentário ao Evangelho do dia feito por São João Maria Vianney, Santo Cura d’Ars, “Sermão para a festa dos Santos Anjos da Guarda (in Sermons, Beauchesne 1925, t. 4)” (Evangelho Quotidiano)



Hoje a Igreja celebra os Santos Anjos da Guarda, e o presente Comentário ao Evangelho exprime fielmente a criação e a missão dos Anjos da Guarda.

Como escreveu São Basílio Magno (in "Adversus Eunomium"), "Cada fiel tem a seu lado um anjo como protector e pastor para o guiar na vida".
Na verdade, Deus, na Sua bondade infinita, envia-nos - a todos e a cada um - um anjo, para chegarmos ao fim do caminho.

Por isso, devemos aproveitar a ajuda deste amigo... Um irmão mais velho que está sempre ao nosso lado e que conhece o mais fundo dos nossos corações.

O anjo da guarda, comummente conhecido como "mensageiro", escuta-nos, compreende-nos e aconselha-nos... Sendo que todos os seus conselhos e sugestões vêm de Deus.
Por isso, devemos aumentar a nossa amizade com o nosso irmão mais velho, que sempre nos escuta e nunca nos desilude (ainda que não nos faça a (NOSSA) vontade...), com a confiança de que só nos deixará quando a sua missão estiver cumprida... Quando, no céu, podermos ver Deus “face a face” (1 Cor 13, 12), "tal como Ele é" (1 Jo 3, 2).

Nunca é em vão que, com fé e confiança, rezamos:

"Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia."

1 comentário:

perpetua disse...

PARABÉNS!

És um exemplo para ti! Certamente, tens um grande ANJINHO a velar por ti em todos os momentos...

VIVA VÉVÉ:)