quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Uma lenda...

"Conta uma lenda bretã que um jovem, filho único de uma senhora viúva, não obstante o carinho e conselhos da mãe, fugiu de casa para correr mundo. De desilusão em desilusão, acabou por se entregar a um bando de ladrões que lhe fizeram esta estranha proposta: se queres ser um dos nossos, tens de dar uma prova de coragem: vai a tua casa, mata a tua própria mãe e traz-nos o seu coração. Assim reconheceremos a tua valentia.

O jovem partiu e, quando a mãe, de braços abertos e rosto inundado pela alegria se dispunha para o abraçar efusivamente, ele vibrou-lhe algumas facadas e arrancou-lhe o coração, abandonando o cadáver.
Com aquela macabra prova de coragem nas mãos, dirigiu-se para o covil dos ladrões. Ia, porém, tão emocionado e cheio de remorsos que, na sua correria, a determinada altura, tropeçou, caiu por terra e o coração rolou no pó do caminho. Quando se levantou e ia a apanhar aquele coração tão empoeirado, diz a lenda que esse mesmo coração se animou e terá perguntado: Magoaste-te, meu filho?"

(Preparando o Natal, P. Januário dos Santos)

Maria Santíssima ajuda-nos a saber acolher o Teu Filho!

Ave Maria, Mãe de Jesus,
Mãe e modelo da Sua Igreja,
Ave fonte de graça e de misericórdia,
modelo de pureza.
Ave alegria nas lágrimas,
vitória na luta,
esperança na provação
única via para Jesus.


Sem comentários: