quinta-feira, 29 de abril de 2010

É na Tua luz que eu conheço a luz

Graças, graças te sejam dadas, ó Pai eterno
Tu não me desdenhaste, a mim, obra tua,
Tu não desviaste de mim o teu rosto,
Tu não desprezaste os meus desejos.

Ó Luz, tu não reparaste nas minhas trevas,
Ó Vida, tu não ficaste repugnada comigo, que sou morte,
Ó Médico, tu não te afaste um momento sequer do meu corpo tão doente.

Tu , o infinito, inclinaste-te sobre mim, que sou finito.
Tu, a sabedoria, sobre mim que sou loucura.
Foi em ti que eu encontrei a caridade.

Concede à minha memória reter os teus benefícios,
à minha vontade abrasar-se no fogo da tua caridade.
Que este fogo faça todo o sangue do meu corpo

florir e espalhar-se.

Confesso, não seria capaz de o negar,

que Tu me amaste antes de eu existir
e que me amas inefavelmente,
Louco pela tua criatura.


(Santa Catarina de Sena - celebra-se hoje!)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

S. Luís Montfort


S. Luís Maria Grignion de Montfort (31/01/1967 - 28/04/1716) é recordado hoje pela Santa Igreja. Pela sua entrega total a Maria, deve ser tido como um modelo e exemplo de vida para todos os cristãos.
Este sacerdote francês é considerado um dos principais defensores da devoção a Nossa Senhora, Nossa querida Mãe, ao deixar-nos um livro intitulado "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria".
[Já tive a oportunidade de desfrutar da leitura deste precioso instrumento mariano (pretendo relê-lo novamente). Aconselho-o a todos!]

Para Deus, pela sabedoria de Cristo, no Espírito, em comunhão com Maria, para o Reino de Deus.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dever de Amor ao Papa

Apenas a quinze dias da visita do nosso querido Papa Bento XVI, Vigário de Cristo (i.e., aquele que faz as vezes de Jesus Cristo na terra) devemos recordar que:

"Não podemos ceder à tentação, demasiado fácil, de contrapor um Papa a outro, para depositar a nossa confiança naquele cujos actos estejam mais de acordo com as nossas tendências pessoais. Não podemos ser daqueles que lamentam o Papa de ontem ou esperam o de amanhã para se dispensarem de obedecer ao Chefe de hoje. Quando se lêem os textos do cerimonial da coroação dos Pontífices, é possível observar que ninguém confere ao eleito pelo Conclave os poderes da sua dignidade: o sucessor de Pedro recebe esses poderes directamente de Cristo. Quando falamos do Sumo Pontífice, devemos banir do nosso vocabulário termos procedentes das assembleias parlamentares ou das polémicas jornalísticas, e não devemos deixar aos estranhos à nossa fé o cuidado de nos revelarem o prestígio que possui no mundo o Chefe da cristandade".
(Chevrot, "Simão Pedro")

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Eleição Bento XVI

5 anos depois, recorda-se hoje a eleição do Papa Bento XVI, chefe da Igreja e Vigário de Cristo!

"Ama, venera, reza, mortifica-te - cada dia com
mais amor - pelo Romano Pontífice, pedra basilar da Igreja..." (Forja, 134)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Parabéns - Papa Bento XVI



Joseph Ratzinger, o nosso querido Papa Bento XVI, comemora hoje 83 anos.


PARABÉNS!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

10 Mandamentos de Madre Teresa

1) Quando alguém não consegue compreender o papel de Nossa Senhora na nossa vida, podemos dizer que «Sem Maria, não há Jesus».

2) Maria foi a primeira criatura que recebeu Jesus fisicamente em seu corpo e viajou com toda a pressa para O levar a João Baptista, antes ainda deste nascer. Foi a primeira a tomar cuidado de Jesus, a vesti-Lo, a nutri-Lo e a cuidar da Sua formação. Por isso, Ela é a primeira Missionária da Caridade, portadora do amor de Deus. Nós devemos fazer aquilo que Ela fez: receber Jesus e dá-Lo.

3) Estar na amizade com Deus, isto é, evitar o pecado e viver na pureza: eis as grandes graças que Maria infalivelmente obterá a quem recorre a Ela.

4) A sua pureza e o seu atractivo foram tais que fizeram com que Jesus deixasse o Céu e viesse morar Nela e com Ela, para Dela receber a carne e o sangue, o amor, os afectos, cuidados e dedicação.

5) Reza à Santíssima Virgem e verás que Ela te ajudará.

6) O Magnificat é a oração de agradecimento de Maria.
Ela pode, da melhor forma, ajudar-nos a amar Jesus.
Ela é a única que pode mostrar o caminho mais breve para chegar a Jesus.
Maria foi a única que "levou" Jesus a fazer o primeiro milagre. Disse-lhe: «Não têm vinho!». E depois aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser». Compete-nos a nós fazer a parte dos serventes.

7) Pedi a Maria que vos dê um coração tão cheio de amor e humildade que possais amar Jesus, com o mesmo amor que Ela tinha.

8) Peçamos à Mãe do Céu: Maria, minha Mãe, fortalecei-me e dai-me a convicção de que pertenço a Jesus e que nada me pode separar d'Ele.

9) Que fez Maria quando Jesus se perdeu? Foi à procura d'Ele. Assim também nós devemos ir à procura do nosso Redentor.

10) Dêmos graças a Jesus por nos ter dado a sua Mãe, Maria, para nossa Mãe.
(inspirado in Rosário de Maria, Abril de 2010)

Crucifica-O!

"Como Nero, os jornais hoje querem convencer-nos de que os padres comem criancinhas.

A pedofilia é um crime horrendo. Pior se o criminoso for educador. Mais ainda se for clérigo. A prioridade em casos tão graves é a prevenção, o socorro às vítimas e a punição exemplar. A Igreja Católica tem de ter regras muito claras para estes casos, e vigilância atenta e severa. E tem.

Então porquê o debate? Ele mistura dois crimes diferentes. As acusações de pedofilia vêm a par de outro crime, muito menos grave mas mais vasto, de difamação contra a Igreja.

Sabemos tratar-se de difamação porque os sintomas tradicionais são evidentes. Primeiro as acusações não se dirigem aos verdadeiros culpados. Quem realmente se ataca são, não pedófilos, mas o Papa, cardeais e bispos. Discute-se, não psicologia infantil, mas política eclesiástica.
Em segundo lugar utiliza-se um truque estatístico clássico. Tomam-se 50 anos, em todo o mundo e acumulam-se todos os casos encontrados. Desta forma demonstra-se o que se quiser; este é o método das provas "científicas" invocadas por horóscopos, charlatães e milagreiros. Empilham-se situações muito antigas e muito diferentes que, juntas, ninguém perde tempo a considerar com atenção. Conta só a imagem global. A imaginação faz o resto. Nunca se questiona a agregação de casos díspares ou a razão de surgirem todos de repente agora.

O terceiro sintoma é não se usarem os indicadores adequados: percentagens. Que peso dos criminosos no total dos sacerdotes? Muito mais importante, qual a percentagem destes casos no total dos abusos? Se o que nos preocupa são as crianças, este dado é decisivo. Os poucos estudos sociológicos sérios mostram que «no mesmo período em que uma centena de sacerdotes católicos eram condenados por abusos sexuais de menores, o número de professores de educação física e de treinadores de equipas desportivas (...) considerados culpados do mesmo delito nos tribunais americanos atingia os seis mil. (...) Dois terços dos abusos sexuais a menores não são feitos por estranhos (...) mas por membros da família» (
www.cesnur.org/2010/mi_preti_pedofili.html). E omitem-se factos incómodos, como «80% dos pedófilos são homosseuxais» (idem).

Descuidadas nos dados, as notícias fervilham de comentários e interpretações. Muitas antecedidas de frases como «até há quem pense...», o que permite colocar a seguir o que se quiser, pois há sempre quem pense o mais abstruso. Espanta que os jornais respeitáveis entrem nestas práticas. Práticas cuja finalidade fica clara ao ler-se a conclusão invariável: «perda de autoridade moral da Igreja». Mas a autoridade da Igreja vem de outro lado. E que autoridade moral tem o jornal para dizer isto? O contexto é a guerra cultural. Parecendo combater a pedofilia, visa-se a promoção do aborto, eutanásia, divórcio, promiscuidade.

A prática é tradicional. Assim se criou há séculos o mito da Igreja sanguinária nas cruzadas e Inquisição. Tirando os casos do contexto, relacionando épocas diferentes e empolando os números, gerou-se a lenda do terror inquisitorial em que hoje ainda até muitos católicos acreditam. Julgadas em contexto cultural muito diferente, essas informações distorcidas e parciais criaram uma das maiores falsificações da História.

Nada disto anula os terríveis pecados cometidos, quer nos atropelos da Inquisição, quer nos indiscutíveis casos de padres pedófilos. Cada injustiça inquisitorial, como cada abuso de menor, é horrível e exige atenção e punição exemplar. Por isso o Papa e bispos pedem desculpa e impõem responsabilidades.

Mas o que temos agora é outra injustiça, a de tentar degradar toda uma classe respeitável e, por arrastamento, a maior denominação religiosa do mundo, com acusações apressadas e distorcidas. Como Nero, os jornais hoje querem convencer-nos que os padres comem criancinhas. Como há 2000 anos, esta Páscoa é celebrada ao som do grito «crucifica-o, crucifica-o»"

(João César das Neves)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quinta-Feira Santa


"Dei-vos o exemplo para que, como Eu vos fiz, assim façais também vós." (Jo XIII, 15)

Sem mudança interior NUNCA há ressurreição!