sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MARIA ASSUNTA AOS CÉUS...

"Deus-Pai juntou todas as águas, e chamou-lhes mar;
juntou todas as Suas graças, e chamou-lhes Maria"! (S. Luís Maria de Montfort, cap. 23)


"É clara como o dia a ligação que une Maria ao Espírito Santo, nas diversas situações:

  • Logo desde o início da sua existência quando, na sua concepção, o Espírito, o Amor eterno do Pai e do Filho, fez nela a sua morada e a preservou de qualquer sombra de pecado;
  • Depois, quando durante todo o seu percurso vital em que, com a graça do Espírito, se cumpriu plenamente a palavra de Maria: "Eis a serva do Senhor";
  • Finalmente quando, pelo poder do Espírito Santo, Maria foi elevada com toda a sua humanidade para junto do seu Filho, na glória de Deus Pai". (Discurso do Papa Bento XVI em 1.5.2006)

Seria uma oportunidade de gratidão para com a Santíssima Virgem se amanhã todos quisessem celebrar o dogma (solenemente definido pelo Papa Pio XII em 1950) da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, em corpo e alma.
Apesar de ser sábado e de o tempo convidar a mergulhos, empenhemo-nos em viver este dia de uma forma especial (que tal se meditarmos e rezarmos o Santo Rosário?).


Maria é exemplo para todos.

Ela infunde em nós coragem a fim de não desanimarmos diante das dificuldades e dos inevitáveis problemas de todos os dias.
Confiemos na sua ajuda e lembremo-nos, sempre, que o essencial é pensar e aspirar "às coisas do alto e não às coisas terrenas" (Cl 3, 2).
*

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CLARA - CLAREAR A NOSSA VIDA

C - Confiança em Deus
L - Liberdade
A - Amor à pobreza
R - Renúncia à auto-suficiência
A - Alvura
*

Hoje, a Igreja festeja o exemplo de Santa Clara (1193-1253), que escolheu o caminho da pobreza material e espiritual, desfrutando de uma vida simples, obediente, casta e humilde, unida à Paixão de Cristo.

Clara foi a mais fiel seguidora de São Francisco de Assis, tendo conseguido arrastar muitas mulheres que descobriram uma riqueza maior: o Reino de Deus.

As Clarissas ou "Franciscanas" comprometeram-se a continuar, lealmente, a missão de Cristo, a testemunhar o sentido da vida, a servir os mais pobres e excluídos pela sociedade, a semear a Esperança, que é força de Deus.

Só Deus pode avaliar os frutos trazidos à Igreja e ao mundo por esta mulher que foi capaz de deixar tudo, até a si mesma e aos seus sonhos de riqueza, por causa de Jesus Cristo e do seu ideal de transmitir vida e liberdade para todos.

Devemos ter presente nas nossas orações o desejo de HUMILDADE, que nos educará na confiança. Só Deus pode verdadeiramente "estruturar" a nossa vida; renunciemos à auto-suficiência e reconhecemos a grandeza e o poder de Deus na nossa vida!


Santa Clara rogai por nós!


MEU DEUS E MEU TUDO!
*

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A TRANSFIGURAÇÃO NO TABOR

Todos os acontecimentos da vida de Cristo são importantes. Hoje a Santa Igreja festeja a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Que maravilha a luz do Senhor resplandecer toda a Sua divindade!

"Jesus tomou consigo não todos os Apóstolos, mas três dos mais íntimos, Pedro, Tiago e João e sobe com eles ao monte para rezar. Aproxima-se a Páscoa, a sua última peregrinação a Jerusalém, uma peregrinação muito importante donde não regressará. Este facto tem uma ligação muito grande com o que se vai passar.

Enquanto reza, todo Ele se transfigura. A natureza divina, até ali escondida sob a capa da humanidade, irrompe sobre esta e manifesta toda a sua beleza, grandeza e esplendor. Os Apóstolos, embevecidos, veêm-n'O face a face, como hoje O contemplam no Céu. É uma antecipação da bem-aventurança, daquele gozo sem fim que Deus preparou para os eleitos, perante o qual tudo o mais é nada. Por isso Pedro quer ficar ali para sempre.

Ao lado de Cristo transfigurado surgem duas personagens conhecidas: Moisés, o homem da Lei, o mediador da aliança do Sinai, e Elias, o profeta por meio de quem Deus falou e guiou o seu povo. Falam com Jesus e nós conhecemos o assunto da conversação. É sobre o que se vai passar em Jerusalém: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. E este é o principal motivo da transfiguração. Jesus sabe que dentro de dias vão vê-l'O preso, humilhado, escarnecido, flagelado, cheio de sangue, crucificado e morto. Para que não desanimem e possam compreender um pouco deste mistério, leva-os a contemplar, por uns momentos, a Sua glória que vai manifestar-se na Ressurreição.

No início do relato, o Evangelho acentua que Jesus subiu com os Apóstolos a uma alta montanha para rezar. O fim que Ele tem em vista é dar-lhes a conhecer uma realidade sobrenatural presente no mundo, mas invisível e, por isso, desconhecida de muitos: a Sua Divindade.
Para entrar em contacto com o Sobrenatural, para conhecer, mesmo sumariamente, os mistérios da fé, é necessária a oração, o isolamento das contingências da vida terrena e subir acima de tudo o que humanamente nos atrai.

O que os Apóstolos viram, por alguns momentos, no Tabor, é o que agora juntamente com os outros eleitos vêem continuamente no Céu. E é ainda o que todos nós seremos no futuro, se seguirmos o Evangelho de Cristo. Configurados com Ele no baptismo, participaremos da Sua glória na eternidade. Este é o prémio que Ele nos garante; um prémio pelo qual tudo vale a pena." (in Rosário de Maria, 2009).
*
A vida cristã é ela mesma uma transfiguração. Devemos continuamente contemplar o rosto de Jesus Cristo, contemplar o Seu amor e experimentar como o Senhor é bom ("o Seu poder é eterno, nunca passará, e o Seu reino jamais será destruído" - Dan. 7, 14)!
Também nós um dia, se lutarmos para tal, estaremos no Céu. Mas, o que é o Céu? O Céu não é outra coisa a não ser estar sempre com Jesus Cristo! Transfiguremo-nos...
*
Invoquemos o Senhor para que transfigure o nosso olhar e nos ensine a descobrir a Sua presença nos nossos irmãos.