segunda-feira, 29 de junho de 2009

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

«Celebremos alegres Pedro e Paulo,
Admiráveis colunas da verdade,
Paladinos de Cristo e do seu nome,
Por quem ambos se deram plenamente
Através da palavra e do martírio.

Elevam-se ao Senhor como oliveiras,
Mensageiras de paz e de piedade,
E, como sóis brilhando além da noite,
Desatam as cadeias do pecado
E abrem do Céu as portas gloriosas.»

(Hino da Liturgia das Horas)

Através do exemplo concreto da entrega e da conversão plenas destes dois grandes Santos, também nós somos chamados a darmos testemunho de Cristo, por exemplo, amando a Igreja e o Papa, servindo os irmãos e alimentando-nos diariamente com "o leite puro da Palavra" (1Pd 2,2).

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!


sexta-feira, 26 de junho de 2009

“Jesus, em teu nome procurarei almas”

O dia 26 de Junho, é um dia que, com muito carinho, guardamos no nosso coração... A este dia a Igreja celebra a vida de um grande Santo:
São Josemaría Escrivá.

Para além dos livros, meditações e ensinamentos que tanto nos ajudam a viver o dia-a-dia "cristamente", São Josemaría deu-nos um modelo exemplar de um santo.

Com o seu precioso exemplo, ensinou-nos que os santos não são super-homens nem pessoas fora do comum, seres inatingíveis...

Ensinou-nos que, pegando na enxada, na caneta, na máquina fotográfica, na cana de pesca, ou em qualquer outra ferramenta de trabalho (ou até mesmo de lazer), podemos ser um eficiente instrumento nas mãos de Deus...

E, não fosse isto o bastante, podemos também, enquanto cumprimos a vontade de Deus, ousar alcançar a vida eterna.

Por isso, não podíamos deixar passar este dia pelo blogue como se fosse mais um dia...

Pensemos, como o fez São Josemaría, em São Pedro... um simples pescador que foi escolhido por Deus para ser a cabeça viva da Igreja na terra...

Estas palavras de São Josemaría poderão ajudar (e muito):

"Duc in altum" – Ao largo! – Repele o pessimismo que te torna cobarde. "Et laxate retia vestra in capturam” – e lança as redes para pescar. Não vês que podes dizer, como Pedro: "In nomine tuo, laxabo rete". – Jesus, em teu nome procurarei almas?(Caminho, 792)

Bem... a fasquia é alta! Mas estamos certos que, com a companhia de São Josemaría, nós, uma simples e pequena folha de papel amarrotada, podemos ser transformados, pela graça do Espírito Santo, num instrumento que, iluminado por Jesus Cristo, está apto a cumprir a vontade de Deus Pai.

E essa "desajeitada" folha pode servir de anzol para tantas pessoas que, "mesmo que nem então o admitam," "sentem fome, desejam saciar a sua inquietação com os ensinamentos do Senhor." (Amigos de Deus, n.º 260).

Para terminar, e ao meditar nas palavras da leitura do Evangelho de ontem, transcrevo um excerto do Evangelho segundo São Mateus (7,21-29):

«Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína. Quando Jesus acabou de falar, a multidão ficou vivamente impressionada com os seus ensinamentos, porque Ele ensinava-os como quem possui autoridade e não como os doutores da Lei.»

Esta autoridade advêm não só das palavras mas também da prática constante de acções, que nos ajudarão a modelar o nosso coração, cumprindo em tudo a Santíssima Vontade do Pai. São Josemaría conseguiu (e consegue) transmitir esta potestade dado que sempre teve consciência da sua (e nossa) filiação divina.

Gratias tibi, Deus, gratias tibi!

terça-feira, 23 de junho de 2009

O GRANDE

"Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para fazer grandes os pequenos. Num ambiente social onde os homens queriam estar acima dos outros, Jesus Cristo só admitiu estar acima das pessoas quando estava cravado sem piedade na cruz!" (Augusto Cury).
Ideia sugestiva,
para reflexão,
que poderá mudar
a rota das nossas vidas,
rumo à santidade...